São Paulo, janeiro de 2026 – Com a chegada da volta às aulas, organizar o material escolar e preparar um cantinho de estudos funcional pode fazer toda a diferença na rotina de crianças, adolescentes e até universitários. Mais do que estética, a organização é uma aliada da concentração, da autonomia e da produtividade no dia a dia escolar.
Segundo a Personal Organizer parceira da Ou e mentora da Ou Educação, Josi Martins (do @maniademariaoficial), pequenos ajustes na forma de guardar e usar os materiais já ajudam a reduzir o estresse e o tempo perdido procurando itens. “Quando cada coisa tem um lugar definido, o estudante ganha mais foco e independência. A organização facilita o hábito de estudar e torna o processo mais leve”, explica.
O primeiro passo, de acordo com a especialista, é fazer uma triagem completa dos materiais. “Vale separar o que será reutilizado, descartar o que está quebrado ou sem uso e identificar o que realmente precisa ser comprado. Isso evita excessos e mochilas pesadas”, orienta. Cadernos e pastas devem ser identificados por matéria, de preferência com etiquetas ou cores diferentes. Já estojos muito cheios podem atrapalhar: “O ideal é manter apenas o essencial para o dia a dia. Menos volume significa mais praticidade”, afirma a personal organizer.

Ter um espaço definido para estudar também contribui para a criação de uma rotina mais organizada. Não é necessário um cômodo exclusivo, mas sim um local bem iluminado, arejado e livre de distrações. “A mesa deve comportar apenas o que é usado com frequência. Lápis, canetas, régua e tesoura podem ficar em organizadores verticais, enquanto livros e cadernos podem ser armazenados em prateleiras, nichos ou caixas organizadoras”, sugere a especialista.
Gavetas com colmeias e caixas organizadoras ajudam a manter o visual limpo e facilitam a manutenção da ordem. “Organizadores modulares e da mesma cor, como os da linha Logic, da Ou, não só facilitam a organização e visualização de itens pequenos, como são ótimos para todos os tipos e tamanhos de gavetas, possibilitando montar as divisões de acordo com a necessidade do estudante”, exemplifica Josi. Além de facilitar o dia a dia, a organização também contribui para o desenvolvimento da autonomia, especialmente das crianças. “Quando elas participam da organização do próprio material, entendem melhor suas responsabilidades e criam hábitos que levam para a vida adulta”, destaca a especialista.
Por fim, ela reforça que a organização não precisa ser rígida. “O sistema deve funcionar para a rotina da família e do estudante. Ajustes podem e devem ser feitos ao longo do ano.” Com planejamento e soluções simples, a volta às aulas pode ser mais tranquila, produtiva e organizada desde o primeiro dia.
Sobre a Ou:
Com 32 anos de experiência, a <Ou> é referência no setor de organização, destacando-se pelo design diferenciado, inovação, funcionalidade e sustentabilidade. Presente em 25 países e com pontos de venda em todo o Brasil, a marca oferece produtos que transformam o dia a dia das pessoas, promovendo ambientes organizados e confortáveis.
A sede e fábrica da <Ou> estão localizadas em Caxias do Sul, contando com um novo Centro de Distribuição (CD) de 23.000 m², responsável por abastecer clientes em todo o Brasil com agilidade e eficiência. Além disso, a marca possui a Casa <Ou>, um espaço exclusivo em São Paulo, onde clientes e parceiros podem vivenciar a essência da marca por meio de experiências e workshops voltados para a organização e bem-estar.
Editado por Jefferson
Gauchão
Leia também:
🎧 Som alto
na praia pode virar dor de cabeça — e prejuízo pesado
Caminhão
tomba e pega fogo na BR-101 em Palhoça; trânsito fica lento nos dois sentidos
Tragédia na
PR-170: seis pessoas da mesma família morrem em colisão no norte do Paraná
Carro e
carreta pegam fogo após colisão na BR-386; uma pessoa morre no Vale do Taquari
🔥🍺 “Mais um cão perde a vida em um episódio de crueldade humana.”
Abacate, cão comunitário de Toledo, morre após ferimentos causados por disparo . Veja o que aconteceu →
Abacate, cão comunitário de Toledo, morre após ferimentos causados por disparo . Veja o que aconteceu →




0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário