Aquisição de fábrica de fitas adesivas em Canoas (RS) e lançamento de novas linhas de produtos marcam nova fase de crescimento da empresa
A Atlas, marca do Grupo InBetta e líder em soluções para pintura, construção e casa, acaba de lançar 60 novos produtos, incluindo fitas adesivas, assentos sanitários, hidrossanitários e itens para o mercado da construção civil. Para essas novas linhas, a meta da empresa é gerar pelo menos R$20 milhões em negócios em 2026, reforçando a estratégia de diversificação da companhia, que vem ampliando sua atuação além do core business de acessórios para pintura.
Neste mês, a marca anunciou um ciclo de investimentos de R$90 milhões voltados à expansão industrial e diversificação de portfólio. Do total, R$50 milhões foram destinados à aquisição e modernização de uma nova fábrica de fitas adesivas em Canoas (RS) e R$40 milhões ao desenvolvimento da linha de assentos sanitários.
Ampliação de portfólio
Nos últimos anos, a Atlas tem investido na ampliação de portfólio e tem boas expectativas para os novos mercados em que está expandindo seus negócios. Sobre a produção de fitas adesivas, a previsão é que, até o final de 2026, elas representem entre 10% e 12% do faturamento total da empresa.
Desde o início da produção de fitas crepe em 2000, a Atlas expandiu rapidamente sua atuação: em 2018 eram 19 SKUs; em 2024, já subiram para 32, incluindo duplas faces e encapamentos. Com a nova fábrica, a empresa reforça sua capacidade de inovação, adotando tecnologia própria de fabricação: toda a parte química, mistura e confecção é feita internamente.No Laboratório Atlas de Qualidade, cada matéria-prima passa por rigorosos testes antes da produção. O resultado são produtos com alto desempenho em três pilares fundamentais: tack (adesão instantânea), coesão (remoção sem resíduos) e adesão (fixação duradoura).
A aquisição da planta industrial de Canoas, com 11 mil m², também prevê que o número de trabalhadores da nova unidade fabril seja triplicado em até dois anos, impulsionando a geração de emprego local e contribuindo para um incremento estimado de até 10% no faturamento anual da empresa no mesmo período.
Outro segmento que cresce de forma acelerada é a linha de assentos sanitários e hidrossanitários, que já responde por 10% a 11% do faturamento da Atlas e deve alcançar 15% até 2026. O portfólio comprova essa tendência: eram 26 SKUs em 2024, devem ser 45 ao final de 2025 e chegar a 55 em 2026.
A nova linha de assentos premium conta com opções de fechamento convencional ou de fechamento suave, oferecendo conforto, praticidade e maior durabilidade. A fabricação é 100% nacional, com polipropileno de alta resistência, sistemas de fixação exclusivos e patenteados, instalação prática e design anatômico. Com compatibilidade para cerca de 40 modelos de louças, a linha amplia as opções dos consumidores e fortalece o portfólio dos lojistas.
Apesar da expansão para novas frentes, os acessórios de pintura continuam sendo a principal atividade da Atlas, responsáveis por 35% do faturamento e pela liderança da empresa no setor. “Sempre tivemos claro que não se abandona o negócio que nos trouxe até a liderança. Os pincéis seguem estratégicos e sustentaram toda a expansão. Mas, para continuar crescendo em porte e relevância, entendemos que precisávamos diversificar linhas e segmentos, sempre dentro do nosso campo de atuação, que é o varejo e o atacado de materiais de construção”, afirma Márcio Atz, Diretor Geral da empresa.
Diversificação e inovação constanteA diversificação é um caminho natural para uma empresa que já acumula histórico de crescimento consistente. Fundada em 1966 como uma empresa regional, a Atlas se tornou líder nacional em acessórios de pintura em 2005. A partir daí, dobrou de tamanho a cada cinco anos, mantendo um crescimento médio anual de 10% a 11%. Desde a segunda fase de expansão, iniciada entre 2010 e 2013, a marca passou a atuar como um verdadeiro “guarda-chuva”, abrigando as linhas Casa, Pintura, Construção e agora Fitas.
Nos últimos 10 anos, a empresa aumentou em 300% o número de linhas de produtos, multiplicou por cinco o total de SKUs e hoje conta com cerca de 1.500 itens ativos. Só em 2025, são 130 a 140 lançamentos previstos, em um processo contínuo de inovação e renovação do portfólio.
“Ao longo dessa trajetória, aprendemos que a inovação e a diversificação são fundamentais para o futuro da Atlas. Nossa meta é continuar expandindo em ritmo acelerado e garantir que novas linhas, como a de fitas adesivas, cheguem a representar parcelas cada vez mais relevantes do negócio”, destaca o Diretor.
Sobre a Atlas
A Atlas, fundada há 59 anos, integra a Holding Inbetta e está entre as cinco maiores empresas do mundo no setor de acessórios para pintura, casa e construção. Com três unidades fabris em: Esteio/RS com (40 mil m²), Paulista/PE (30 mil m²) e a recém inaugurada sede em Canoas/RS (com 11 mil m²), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE, totaliza mais de 600 colaboradores. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário