Fim de semana terá chuva intensa e temporais no Sul e Sudeste com formação de ciclone no oceano
Um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico começa a influenciar o tempo no Brasil e deve provocar chuva forte, temporais e rajadas de vento em estados do Sul e do Sudeste ao longo do fim de semana.
O que está provocando a mudança no tempo?
O fenômeno tem origem na formação de um ciclone extratropical no oceano. Apesar de não avançar diretamente sobre o continente, ele intensifica a circulação de umidade e favorece volumes elevados de chuva em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sexta-feira começa com chuva e risco de temporais
A sexta-feira (30) já inicia com instabilidade no litoral norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Em São Paulo, a atenção se volta para o sudeste e o litoral sul do estado, onde a chuva pode ser intensa desde as primeiras horas do dia.
Com o avanço da tarde, os temporais alcançam a Região Metropolitana de São Paulo, trazendo risco de raios e trovoadas. No interior e no norte paulista, pancadas típicas de verão também são esperadas.
Chuva avança para o Rio de Janeiro à noite
Durante a noite, as instabilidades avançam para o litoral sul do Rio de Janeiro, atingindo cidades como Paraty e Angra dos Reis. Temporais com chuva forte, raios e rajadas de vento também podem alcançar Volta Redonda e a capital fluminense.
Sábado pode ter acumulados acima de 100 mm
Segundo o Inmet, o sábado (31) será o dia mais crítico. As áreas entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro podem registrar volumes de chuva que ultrapassam os 100 milímetros em apenas 24 horas.
O ciclone permanece no oceano, mas favorece a formação de uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O leste de São Paulo segue com tempo fechado devido ao transporte de umidade do mar.
Domingo terá vento moderado no litoral
No domingo (1º), mesmo com o deslocamento do sistema, rajadas de vento moderadas devem atingir o litoral de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro. Na Região Metropolitana de São Paulo, os ventos podem se aproximar dos 50 km/h.
A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e redobrar a atenção em áreas vulneráveis a alagamentos e transtornos causados pela chuva e pelo vento.
Informações com base em dados do ClimaTempo e do Inmet.
Editado por Jefferson
Gauchão
Leia também:
🎧 Som alto
na praia pode virar dor de cabeça — e prejuízo pesado
Caminhão
tomba e pega fogo na BR-101 em Palhoça; trânsito fica lento nos dois sentidos
Tragédia na
PR-170: seis pessoas da mesma família morrem em colisão no norte do Paraná
Carro e
carreta pegam fogo após colisão na BR-386; uma pessoa morre no Vale do Taquari
Abacate, cão comunitário de Toledo, morre após ferimentos causados por disparo . Veja o que aconteceu →



0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário