Vencedores do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina 2025 são conhecidos na Semana do Médico

Labels:

 

Iniciativas que combinam inovação e prática médica para transformar vidas foram destacadas em solenidade realizada na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul

A cerimônia do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina 2025 celebrou profissionais e instituições que fazem da ciência e da dedicação uma força transformadora na saúde gaúcha e brasileira. O evento contemplou projetos com forte impacto social, tecnológico e humano, divididos em quatro categorias: Acadêmico, Setor Público, Terceiro Setor e Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica.
 
A solenidade, realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), contou com a presença de autoridades e líderes do setor. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., deu as boas-vindas a todos, com uma mensagem de valorização dos médicos.
 
“O objetivo deste prêmio, desde sua idealização, é reconhecer a prática médica inovadora, ética e criativa. É uma honra destacar a qualidade de métodos que realmente fazem a diferença na vida dos pacientes, seja no setor público ou privado. A replicabilidade e a sustentabilidade dessas ações são aspectos que valorizamos imensamente”, destacou. 
 
O diretor de Negócios do Sicredi Origem RS, patrocinador do evento, João Tortorelli, ressaltou a importância da parceria entre as instituições.
 
"É com grande alegria que participamos, mais um ano, como apoiadores desta comemoração. Em 2025, celebramos 100 anos de cooperação, impulsionando o desenvolvimento de Porto Alegre e da região metropolitana. Mais do que uma instituição financeira, somos uma cooperativa que acredita no poder da colaboração e do relacionamento próximo. A parceria com a AMRIGS, por meio de ações sociais e soluções financeiras especializadas, reflete esse compromisso", afirmou.
 
Na categoria Acadêmico, o primeiro lugar ficou com “Impacto das enchentes de maio de 2024 na cobertura de imunização infantil no Rio Grande do Sul”, de Guilherme Silveira Procianoy, trabalho que demonstrou a importância da vigilância em saúde e da imunização mesmo em cenários de calamidade pública.
 
Entre os projetos do Setor Público, o destaque máximo foi para “Programa Imuniza Escola: um futuro sem câncer de colo do útero! Resgate das altas coberturas vacinais”, coordenado pela Dra. Denise Müller, iniciativa que busca fortalecer a prevenção por meio da vacinação de adolescentes contra o HPV.
 
Na categoria Terceiro Setor, o primeiro lugar foi concedido à Associação Parkinson do Rio Grande do Sul, com o projeto “Treino de coordenação motora fina em pacientes com Doença de Parkinson: uma proposta de intervenção”, liderado pela presidente Neusa Maria de Oliveira Chardosim, reforçando o poder da reabilitação no ganho de autonomia e qualidade de vida.
 
Já no segmento Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica, o Hospital Sapiranga conquistou o primeiro lugar com o “Projeto de Governança Clínica na Emergência”, da Dra. Andressa de Conti, destacando-se pela aplicação de práticas assistenciais que integram segurança, eficiência e cuidado centrado no paciente.
 
Reconhecimento à Educação Médica Gaúcha
 
Em alusão ao Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro, a AMRIGS prestou uma homenagem especial à universidade gaúcha com a melhor colocação na Prova AMB/AMRIGS 2024, uma das avaliações mais tradicionais do país. Este exame, existente há mais de 50 anos, é responsável pela seleção de candidatos a programas de Residência Médica em todo o Brasil. Considerada uma importante ferramenta para o futuro médico, a Prova AMB/AMRIGS possui mais de 100 hospitais parceiros e mais de 90 mil inscritos ao longo dos anos.
 
 
“A Prova AMRIGS consolidou-se como uma das mais importantes avaliações médicas do país. Em 2024, tivemos 34.737 adesões para programas de residência médica, abrangendo até 112 colegas em outros estados. Por isso, hoje, é uma honra homenagear e reconhecer a escola médica gaúcha que obteve a melhor colocação na edição de 2024.”, salientou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.
 
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi a homenageada pela AMRIGS que reconheceu o desempenho da instituição, convidando ao palco o coordenador da Prova AMB/AMRIGS, Dr. Antonio Carlos Weston, e o vice-presidente da Associação Médica Brasileira da Região Sul, Dr. Juarez Molinari, para realizar a entrega da placa comemorativa. A diretora da FAMED da UFRGS, Dra. Cristiane Bauermann Leitão, e o vice-diretor, Dr. Leandro Meirelles Nunes, foram os responsáveis por receber a honraria.
 





Relação completa dos premiados
 
Categoria Acadêmico
 
1º lugar – Impacto das enchentes de maio de 2024 na cobertura de imunização infantil no Rio Grande do Sul – por Guilherme Silveira Procianoy
 
2º lugar – Inteligência artificial para identificar nódulos pulmonares incidentais – por Bruno Hochhegger
 
3º lugar – Neurotalks: um podcast sobre neurologia e neurocirurgia para a comunidade – por Vitor Ritt Xavier
 
Categoria Setor Público
 
1º lugar – Programa Imuniza Escola: um futuro sem câncer de colo do útero! Resgate das altas coberturas vacinais – por Dra. Denise Müller
 
2º lugar – Implantação de serviço de preservação da fertilidade oncológica no SUS – por Dr. Sergio Galbinski
 
3º lugar – Uso de membrana amniótica em afecções oculares graves: uma estratégia sustentável e viável para o SUS – por Dra. Diane Ruschel Marinho
 
Categoria Terceiro Setor
 
1º lugar – Treino de coordenação motora fina em pacientes com Doença de Parkinson: uma proposta de intervenção da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul – pela presidente Neusa Maria de Oliveira Chardosim
 
2º lugar – SOS Alérgicos da IALERGIAS Instituto Nacional de Alergia – por Dr. Hélio Miguel Lopes Simão
 
3º lugar – Qualificar para salvar da Casa Durval Paiva – pelo diretor-presidente Rilder Flávio de Paiva Campos
 
Categoria Clínica/Hospital – Pessoa Jurídica
 
1º lugar – Projeto de Governança Clínica na Emergência do Hospital Sapiranga – por Dra. Andressa de Conti
 
2º lugar – Calculadora de insulina: maior segurança para o paciente e melhor experiência para os profissionais, do Hospital Independência – por Dra. Ana Carolina Peçanha Antonio
 
3º lugar – Serviço multidisciplinar da Unimed Serra Gaúcha para pacientes com Transtorno do Espectro Autista – por Dr. Roger Weingartner
 

 
Redação: Marcelo Matusiak
 

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

 
F371235113DFD6DAD8D285E7F677C176