Prefeituras do Paraná debatem importância do setor de TI para desenvolver localidades

Labels:

 

Tema será abordado no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes neste mês em São José dos Pinhais

Os desafios de estruturar uma Secretaria de Inovação e Tecnologia na administração pública serão abordados no 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e diversas associações regionais de municípios.

Um dos destaques da programação é a participação do secretário de Inovação, Tecnologia e Comunicação de Sidrolândia (MS), Denis Levati, que apresentará a experiência do município na criação de uma secretaria voltada à inovação. 

Apesar do avanço da transformação digital nas cidades, um estudo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) mostra, por exemplo, que metade das Prefeituras do Estado não contam com departamento de TI estruturado, setor que tem ganhado cada vez mais relevância e sido colocado, por muitas cidades brasileiras, como estratégico na implantação de políticas públicas, impactando diretamente no desenvolvimento socioeconômico das localidades.

Segundo o gestor de Sidrolândia, um dos maiores desafios enfrentados pelo município sul-mato-grossense foi estabelecer uma estrutura jurídica sólida que garantisse que as soluções tecnológicas a serem implementadas estivessem em conformidade com a legislação. “Quando a gente pensa na estruturação de uma Secretaria de Inovação e Tecnologia, a primeira coisa que vem à cabeça é montar uma rede digital ou buscar recursos para promover a inovação. Mas, antes disso, é preciso trabalhar toda a parte de base, de sustentação, para que a gente possa implementar as ações com responsabilidade”, destaca Levati.

Outro aspecto importante, ressalta o secretário, foi a construção de uma nova cultura organizacional dentro da secretaria, com adoção de métodos ágeis, laboratórios de ideias, gestão à vista e rituais de equipe que promovem um ambiente de inovação constante. “Adotamos uma mentalidade de startup, mas adaptada ao setor público”, diz Levati. “Nosso foco é testar rápido, errar pequeno e validar soluções antes de investir em grandes projetos. Isso tem nos permitido alcançar resultados com mais agilidade e menos risco.” conclui o secretário.

O Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes é o principal encontro estadual para debater inovações na gestão pública e como a tecnologia deve ser utilizada para tornar os serviços públicos mais eficientes. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e membros de entidades, e podem ser feitas pelo site: sympla.com.br/rcd.

A programação inclui painéis temáticos, palestras, cases de sucesso e uma mostra de soluções tecnológicas. Durante o congresso, os participantes poderão conhecer soluções desenvolvidas por empresas como a Printer do Brasil, Portal de Compras Públicas, CTMGEO, Planeje TI, Voxcity Tecnologia, Flugo, Ligga Telecom, SmarqTrack, Guaiba Soluções, Metdata, Wifire e Cconet Sistemas, além de acompanhar casos de sucesso em cidades que adotaram políticas públicas digitais e inovadoras.

O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes conta com o apoio institucional da AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), AMSULPAR (Associação dos Municípios Sul Paranaense), AMOCENTRO (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), AMCESPAR (Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná), AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), CANTUQUIRIGUAÇU (Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu), AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná),  ASSOMEC (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), AMERIOS (Associação dos Municípios da Região De Entre Rios), AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), AMSULEP (Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná) e AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná)

Reconhecimentos - Durante o Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também certifica os Prefeitos e Projetos Inovadores 2025 do Paraná, reconhecimentos a prefeitos e municípios que se destacaram no uso estratégico da tecnologia para melhorar os serviços públicos e promover o desenvolvimento local. 

Serviço:

10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 23 e 24 de outubro de 2025

Local: Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, São José dos Pinhais - PR

Inscrições gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades: https://sympla.com.br/rcd

Informações: WhatsApp (41) 3015-6812 ou imprensa@redecidadedigital.com.br

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

 
F371235113DFD6DAD8D285E7F677C176