Operação “limpa tudo”: Carazinho entra no modo força-tarefa para dar conta do lixo de fim de ano

Labels:

 

Desde domingo (28), Carazinho entrou oficialmente no modo “operação limpa tudo”. Afinal, fim de ano é sinônimo de consumo em alta… e, pelo visto, de lixo multiplicado por três.

Nesta segunda-feira (29), a cena foi digna de filme: quase 30 pessoas em uma verdadeira força-tarefa, com direito a caçambas, retroescavadeiras, caminhões, operadores, motoristas e coletores espalhados pela cidade. Teve coleta mecânica nos contêineres, coleta manual porta a porta e muita paciência — porque ela também foi item essencial.

As equipes estão trabalhando 12 horas por dia, até 5 de janeiro, para dar conta do volume extra de descarte. Centro, Santo Antônio, Sandri, São Lucas, Floresta, São Bento, Glória, Pádua e Conceição entraram no roteiro dessa maratona urbana de limpeza.

E, claro, como já virou “tradição”, alguns contêineres apareceram cheios de tudo… menos do que deveria. Teve resto de obra, galhos, vidro — praticamente um mix de “o que não fazer” no descarte. Parece que ainda tem gente que acha que contêiner é um buraco negro: joga e o problema desaparece.

Vale o lembrete (irônico, mas necessário):
vidros, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, pneus e até o óleo de cozinha não vão para o contêiner. O destino correto é o Ecoponto, ao lado da Secretaria de Obras, atrás da Prefeitura, com atendimento às terças, quintas e sábados, das 8h15 às 11h15.

Já restos de construção civil? Nada de improviso criativo. O caminho é simples: tele-entulho, solicitado com quem presta esse serviço.

No fim das contas, a cidade faz a parte dela, com máquina, gente e esforço. Agora, falta o básico: cada um fazer a sua. Afinal, limpar dá trabalho — sujar errado, nem precisava.

Fonte: Gazeta 670

0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

 
F371235113DFD6DAD8D285E7F677C176