Após tarifaço, Lula autoriza “reciprocidade econômica” contra os EUA: Brasil promete dar o troco… em suaves prestações

Labels:

 


Depois de meter a mão pesada no bolso do brasileiro com mais um tarifaço, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu mostrar que não é só dentro de casa que sabe apertar o contribuinte. Agora, ele anunciou medidas de “reciprocidade econômica” contra os Estados Unidos. Sim, caro leitor, o Brasil finalmente vai se levantar contra o Tio Sam. E os EUA estão… rindo até agora.

Segundo o Planalto, a ideia é simples: já que os americanos encareceram produtos e criaram barreiras, o Brasil vai responder “à altura”. Traduzindo: vamos taxar alguns produtos importados enquanto continuamos comprando iPhone parcelado em 24 vezes e sonhando com a Black Friday que nunca é de verdade.

Lula, em tom heróico, declarou que o Brasil não aceitará ser tratado como “república de bananas”. Mas, ironicamente, adivinhe qual fruta continua sendo exportada em toneladas para a mesa do americano? Pois é. E não é só a banana. Enquanto o governo promete retaliação, seguimos vendendo soja, café, carne e minério como se fosse liquidação de fim de feira.

Os EUA, por sua vez, observam tranquilos: “Ah, o Brasil vai taxar nossos produtos? Que medo, já até cancelei minhas férias em Miami”, disse ninguém em Washington. Afinal, reciprocidade econômica vinda de Brasília é igual ameaça de criança: esperneia, grita, mas no fim continua entregando o brinquedo.

E o brasileiro? Esse segue no meio do fogo cruzado, pagando mais caro por tudo e ainda ouvindo que estamos dando uma “lição de soberania”. No fundo, é só mais um espetáculo em que o governo bate no peito e promete enfrentar o gigante… mas quem leva o soco no estômago continua sendo o mesmo: o contribuinte.


0 COMENTÁRIOS. AQUI:

Postar um comentário

 
F371235113DFD6DAD8D285E7F677C176