O encontro online irá debater o conjunto de medidas que entram em vigor no próximo ano e devem impactar diversos setores, inclusive o de administração de condomínios
A partir de 2026, a implementação da reforma tributária marcará o início de uma importante transformação no sistema nacional de arrecadação de impostos. As mudanças ocorrerão de forma gradual até 2032 e sua efetivação completa está prevista para 2033, visando simplificar e modernizar a cobrança de tributos sobre o consumo de bens e serviços. Essas novidades vão impactar diretamente várias áreas de gestão, como a administração condominial, que precisará se adaptar às novas exigências legais e fiscais.
Pensando nisso, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, por meio do seu Grupo de Excelência em Administração de Condomínios - GEAC, irá promover um evento gratuito com especialistas para abordar quais cuidados síndicos e administradoras precisarão adotar diante da reformulação da legislação.
O webinar “Gestão Condominial: impacto da reforma tributária e a locação de áreas comuns” será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, no dia 11 de novembro, das 18h às 20h. O evento será moderado pela Admª Rosely Schwartz, coordenadora do GEAC e professora dos cursos de Síndico Morador e Profissional da FECAP. Já as exposições serão feitas pelo Adm. Edson José da Silva, perito judicial nas áreas contábil e financeira, e por Nodgi Neto, sócio da Expercont Consultoria e especialista em Direito, Controladoria Fiscal e Tributária.
A coordenadora do GEAC explica que a reforma impacta a gestão de condomínios principalmente nas questões relacionadas às contratações de serviços (manutenção, conservação e segurança, por exemplo) e na locação de áreas comuns para antenas de celular e outros espaços adicionais aos moradores (como minimercados, salões de beleza e academias).
Além disso, Rosely também ressalta a relevância do tema, uma vez que essas mudanças precisam ser esclarecidas entre todas as partes do núcleo condominial, a fim de evitar irregularidades. “A atual legislação já é bastante complexa e, com a entrada em vigor da reforma tributária, novos desafios serão exigidos. Os gestores (síndicos e administradoras) precisarão acompanhar essas alterações e adaptar os sistemas informatizados utilizados para que o condomínio não seja surpreendido com multas”, afirma.
A importância de uma gestão qualificada
Com o aumento das exigências legais e das responsabilidades do síndico, a presença de uma gestão mais técnica e estruturada tem se tornado essencial nos condomínios. Como explica Rosely, “um síndico administrador atua com técnicas de planejamento, organização, direção e controle, tendo o comprometimento em cumprir com as normas e a legislação, resultando em maior tranquilidade, segurança e valorização patrimonial”. Para ela, a constante atualização também é essencial para evitar prejuízos e assegurar o cumprimento às normas vigentes.
Serviço
Webinar - Gestão Condominial: impacto da reforma tributária e a locação de áreas comuns
Data e horário: 11 de novembro, terça-feira, das 18h às 20h
Moderadora: Admª. Rosely Schwartz, coordenadora do GEAC e professora dos cursos de Síndico Morador e Profissional da FECAP
Expositores: Adm. Edson José da Silva, perito judicial nas áreas contábil e financeira; Nodgi Neto, sócio da Expercont Consultoria e especialista em Direito, Controladoria Fiscal e Tributária.
Informações e inscrições:
Transmissão: Canal A Serviço da Administração, no YouTube
Observações: A emissão do certificado de participação no evento depende de inscrição prévia e marcação de presença durante a transmissão ao vivo. Para o registro de presença, também é necessário ser inscrito(a) no Canal A Serviço da Administração, no YouTube. Assim, será possível visualizar, no chat, o link para preenchimento com o seu CPF. Cumprindo as etapas anteriores, o prazo de envio é de até 2 dias úteis.
Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.
Matérias antigas do Blog:
Jovem de 18 anos é morto a tiros dentro de casa em Sarandi (PR); suspeito foi preso pela polícia
Grave Acidente na BR-285 entre Passo Fundo e Mato Castelhano Deixa Uma Vítima Fatal
Aumento de casos de meningite reforça importância da vacinação preventiva
Jefferson Freitas | Passo Fundo | 06/11/2025 – 16h20
Blog do Gauchão Tchê – www.gauchaotche.com.br





0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário