Em 03 de outubro é celebrado o Dia do Profissional de Organização, profissão que se destaca cada vez mais no Brasil, atendendo a uma demanda crescente por ambientes mais funcionais e organizados
São Paulo, setembro de 2025 – A profissão de Personal Organizer vem se consolidando no Brasil, deixando de ser um serviço de nicho para se firmar como um mercado em expansão. Esse movimento, impulsionado pela crescente demanda por otimização do tempo e organização de espaços em um cotidiano cada vez mais acelerado, reflete um amadurecimento do setor no país, em sintonia com o que já acontece nos Estados Unidos e na Europa.
Um dos principais indicativos desse avanço é o aumento significativo na busca por capacitação. De acordo com dados do Google Trends, houve um crescimento constante nas pesquisas pelo termo “Personal organizer curso” entre setembro de 2023 e setembro de 2025. O gráfico mostra picos frequentes de interesse, evidenciando que a busca por formação na área não é sazonal, mas sim parte de uma tendência contínua.
Os números internos da Ou Educação (escola para PO’s criada pela marca de itens de organização para casa, Ou) reforçam esse movimento de crescimento e amadurecimento da profissão. “A OU Educação nasceu no ano passado com o propósito de profissionalizar e valorizar ainda mais o ecossistema de organização, criando conexões reais com os personal organizers que são nossos parceiros e embaixadores naturais da marca. Ainda em 2024, formamos quatro turmas com 77 alunos e a expectativa é fechar 2025 com 12 turmas e cerca de 200 alunos capacitados, ou seja, um crescimento de mais de 100%”, afirma Juarez Martini, CEO da OU, contando que dentre os formados, cerca de 80% já atuam profissionalmente na área e buscam se especializar para ampliar a atuação, enquanto 20% são iniciantes em busca de uma nova carreira.
A Personal Organizer e mentora da Ou Educação, Josi Maria (do @maniademaria) explica que: "O aumento na busca por cursos reflete a profissionalização do nosso setor. O que antes era visto como um hobby ou uma ‘ajudinha’, hoje é reconhecido como uma competência técnica, com metodologias e estratégias. Os novos profissionais já chegam com a percepção de que organização é um serviço essencial e não um luxo. Isso é fundamental para a consolidação da nossa profissão no mercado brasileiro".
“Além disso, o que percebo é que o perfil de aluno tem mudado muito nos últimos anos, os novos profissionais estão cada vez mais preocupados com qualidade, autoridade técnica e posicionamento no mercado. Agora, eles já chegam entendendo o potencial do mercado e buscando formação sólida para se destacar, tanto que muitos optam pelos cursos da Ou porque a marca já é consolidada no mercado da organização, devido aos produtos da marca”, conta Josi.
O que faz e quanto ganha um Personal Organizer?
Um Personal Organizer é um profissional especializado em ajudar pessoas e empresas a organizarem seus espaços e rotinas, com o objetivo de melhorar a funcionalidade, a produtividade e a qualidade de vida. A atuação vai além da arrumação de objetos, envolve a criação de sistemas de armazenamento eficientes, planejamento estratégico e orientação para manter a organização no dia a dia. Esse trabalho tem se tornado cada vez mais valorizado, especialmente por quem busca otimizar o tempo e reduzir o estresse no ambiente doméstico ou corporativo.
Quanto à remuneração, o valor cobrado pelos serviços pode variar bastante dependendo da experiência do profissional, da complexidade do projeto e da localidade. A forma mais comum de cobrança é por hora, com preços que variam entre R$ 80 e R$ 250. Para projetos mais complexos, como a organização de empresas ou mudanças residenciais completas, os valores podem ser bem maiores. Além disso, alguns profissionais preferem trabalhar com um modelo de cobrança por projeto fechado.
“Com o aumento da valorização de hábitos minimalistas e o desejo de uma vida mais organizada, contratar um Personal Organizer passou a ser visto como um investimento em bem-estar e saúde mental, e não mais como um luxo. Isso tem impulsionado o crescimento do setor, com mais cursos, certificações e redes de profissionais qualificados”, finaliza Josi.
Sobre a Ou Educação:
É uma escola para Personal Organizers criada pela marca Ou em 2024, com o propósito de contribuir para o crescimento e a profissionalização da categoria. Os cursos são voltados tanto para Personal Organizers que já atuam na área quanto para pessoas em transição de carreira que desejam se capacitar, sendo eles: Imersão em Gestão e Estratégia, Especialização em Marcenaria Personalizada e Capacitação em Organização Profissional. As aulas são presenciais e acontecem na Casa Ou, em São Paulo, porém os programas de Imersão e Capacitação incluem mentorias e encontros online.
Sobre a Ou:
Com 32 anos de experiência, a <Ou> é referência no setor de organização, destacando-se pelo design diferenciado, inovação, funcionalidade e sustentabilidade. Presente em 25 países e com pontos de venda em todo o Brasil, a marca oferece produtos que transformam o dia a dia das pessoas, promovendo ambientes organizados e confortáveis.
A sede e fábrica da <Ou> estão localizadas em Caxias do Sul, contando com um novo Centro de Distribuição (CD) de 23.000 m², responsável por abastecer clientes em todo o Brasil com agilidade e eficiência. Além disso, a marca possui a Casa <Ou>, um espaço exclusivo em São Paulo, onde clientes e parceiros podem vivenciar a essência da marca por meio de experiências e workshops voltados para a organização e bem-estar.
0 COMENTÁRIOS. AQUI:
Postar um comentário